Não vamos nos abater, vamos treinar o corpo! Veja dicas super legais de um profissional para treinos em casa.

OnRoad 22/03/2020


Nós do Moto Xtreme aproveitamos está parada nos eventos e preparamos uma matéria bem legal, para quem já treina e para quem quer começar a treinar e pode fazer isso em casa mesmo, veja a seguir as sugestões de Diogo Sarto. (Todos os vídeos e fotos são para elucidar a matéria e para quem não conhece os exercícios faze-los de maneira mais adequada possível, são de pesquisas na internet realizadas pelo site Moto Xtreme).



Diogo Sarto - Devido ao surto do COVID-19, todos sabemos a necessidade de fazer a quarentena, lavar bem as mãos, entre outros cuidados. Mas, além disso temos que manter os nossos treinamentos em dia, de uma forma adaptada, mantendo o cuidado com a nossa saúde.

Quem já pratica exercícios físicos a um tempo, será difícil manter a mesma intensidade, mas com algumas adaptações é possível fazer bons treinos apenas usando nosso peso corporal ou com algumas cargas improvisadas.

Para o iniciante, é possível fazer progressões, aprendendo os movimentos e intensificando aos poucos.

Existem diversas maneiras diferentes para fazer esse tipo de treinamento, abaixo darei algumas dicas:

Para ambos os casos, iniciantes e avançados, podemos separar os treinos em A e B.

Sendo A focado na parte superior e B na parte inferior, para o iniciante é interessante colocar um dia de descanso após os dois treinos, já o avançado pode conseguir fazer quatro (ou mais) treinos antes de um descanso. Devido ao tempo de prática, na maioria dos casos, o avançado tem uma noção melhor do próprio corpo, e percebe quando precisa de um descanso.

A: Superior - 3 séries de 10 a 12 repetições de cada exercício para o iniciante. 4 a 5 séries de 12 a 15 repetições para o avançado.

1-Flexão de Braços



2-Shoulder Touch

3-
Mergulho (utilizando uma cadeira ou sofá)



4-Abdominal Remador

5-
Prancha



B: Inferior - 3 séries de 10 a 12 repetições de cada exercício para o iniciante. 4 a 5 séries de 12 a 15 repetições para o avançado.

1-Cadeira Chinesa



2-Agachamento



3-Avanço



4-Bulgarian Squat (utilizando uma cadeira ou sofá)



5-Elevação Pélvica



6-Corrida Estacionaria





Para manter a parte cardiovascular em dia, também podemos utilizar alguns circuitos, lembrando que quem tem esteira, bicicleta ergométrica ou outro aparelho em casa, deve utilzar.

Circuito: 5 séries, 30 segundos de cada exercício com 30 segundos de descanso entre eles. Ao final de uma série completa, descansar um minuto.

1-Polichinelo



2-
Deslocamento Lateral





3-
Corrida Estacionária (ver vídeo mais acima)

4-Mountain Climber

Este é apenas um exemplo de treino que pode ser feito em casa, usando apenas o peso corporal. Quem tiver halteres, elásticos, barra de porta ou parede, pode incrementar colocando outros exercícios.

Existem alguns aplicativos com boas dicas também, como o Nike Training Club.



Diogo Sarto (foto a cima)

@diogosarto


Profissional de Educação Física

CREF: 151477-G/SP